Um Mar de Oportunidades – Bitcliq Technologies

A história da Bitcliq é indissociável do setor Azul, foi o Mar que nos motivou e foi no Mar que encontrámos grandes desafios tecnológicos que culminaram em grandes marcos de Inovação altamente disruptiva.

A Bitcliq orgulha-se, assim, neste dia Nacional do Mar de destacar alguns dos seus projetos desenvolvidos no âmbito da economia azul.

Big Eye Smart Fishing

Em 2015, a Bitcliq desenvolveu o Big Eye Smart Fishing, um projeto internacional que possibilita a melhoria de eficiência operacional e o armazenamento de dados em Cloud de frotas pesqueiras. O Big Eye Smart Fishing apresenta-se como uma solução pioneira de rastreabilidade end-to-end, recorrendo a uma rede Blockchain, disponibilizando ao mercado seafood uma nova lógica totalmente descentralizada e com garantias de imutabilidade de dados sem precedentes.

Este sistema encontra-se em operação em frotas pesqueiras no Gana e em Angola.

Lota Digital

Em 2019, em parceria com a Docapesca, a Bicliq Technologies lançou o Marketplace blockchain Lota Digital. Uma plataforma inovadora que veio reinventar a primeira venda do pescado, ligando diretamente compradores aos pescadores/vendedores de forma transparente e 100% digital. A solução aplica tecnologias como Blockchain e Inteligência Artificial, que possibilita a rastreabilidade total do pescado e liga todos os intervenientes do processo de forma segura e transparente, desde a captura até ao consumidor final através de uma smart label.

O projeto Lota Digital foi referenciado no combate à pesca ilegal no relatório mundial do UNICRI, Instituto da ONU.

Leia aqui o relatório do UNICRI na integra e encontre a referência à Bitcliq na página 132 do documento.

A Pesca por um Mar Sem Lixo

Em 2021, em parceria com a Docapesca, a Bitcliq Technologies desenvolveu a Plataforma Digital “A Pesca por um Mar Sem Lixo”. A Pesca por um Mar Sem Lixo é um projeto integrado num dos compromissos voluntários de Portugal no âmbito do objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14-Oceanos, promovendo a recolha dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra e posterior valorização.

Searubbish2Cap

Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants.  Este projeto, em desenvolvimento desde 2022, apresenta-se como um consórcio, constituído por 3 empresas nacionais Neutroplast, JustDive, Bitcliq e pelo PIEP e tem como objetivo a recuperação de artes de pesca perdidas fundo do oceano e a criação de um sistema de economia circular em circuito fechado que permita a reutilização deste desperdício em novos produtos e, por essa via, gerar um impacto ambiental positivo e económico a todos os stakeholders do setor marinho-marítimo. A Bitcliq encontra-se a desenvolver a plataforma tecnológica que permitirá rastrear as capturas das artes de pesca perdidas até ao produto final. A possibilidade de rastrear de forma automática e imutável todo o processo, desde a recolha da arte de pesca perdida no fundo do mar, passando pelo processamento dos diversos componentes até ao produto final produzido a partir de lixo marinho, irá garantir a transparência da comunicação ao consumidor e com isso aumentar a pertinência de projetos de Inovação tecnológica Industrial.

O projeto SeaRubbish2Cap venceu o Prémio Inova+, na categoria Business Excellence, na área de sustentabilidade de recursos naturais e ecossistemas.

MES WISEUP

Líder mundial no setor seafood, Thai Union Group, segue rumo à Indústria 4.0 com o apoio e tecnologia da Bitcliq.

A Bitcliq é parceira da Thai Union Group no desenvolvimento e implementação do MES WISEUP (Manufacturing Execution System). Este sistema permite a recolha e análise dos dados dos processos de produção diretamente na operação (chão de fábrica) e integra sistemas a montante e a jusante, como o software ERP (Enterprise Resource Planning), sistemas de automação e robótica e de sensorização inteligente (IoT), permitindo que os diversos níveis de gestão da empresa tenham acesso a informação útil à tomada de decisões em tempo real. Este sistema MES, em expansão para o mercado asiático foi inicialmente desenvolvido e aplicado com sucesso em Portugal, num projeto pioneiro, desenvolvido e aperfeiçoado ao longo dos últimos anos em estreita cooperação (inovação aberta) com as equipas IT da ESIP, fábrica portuguesa do grupo Thai Union, localizada em Peniche.

Indústria 4.0 – Angola

A Bitcliq encontra-se a desenvolver e implementar desde 2022 relevantes projetos tecnológicos na indústria das pescas em Angola. Passando pela implementação do software Big Eye Smart Fishing, pelo software de chão fábrica, terminais automáticos de pesagem de pescado até à integração com os dados vindos diretamente das frotas pesqueiras.

Importa referir, que a ANI (Agência Nacional de Inovação) reconheceu a idoneidade à Bitcliq Technologies S.A. para a prática de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), no domínio técnico-científico: Economia do Mar – TIC aplicadas ao Mar.

Este reconhecimento vem validar as competências da Bitcliq em termos de Investigação e Desenvolvimento na criação de Soluções Tecnológicas Inovadoras, com aplicação da Blockchain e da Inteligência Artificial, para o sector da pesca e transformação do pescado.